PROFESSORA: MARLI REIS
PLANEJAMENTO 2010
Informática na educação é hoje uma das áreas mais fortes da tecnologia educacional. De acordo com Almeida & Prado (1991,p.1).
OBJETIVOS
● Explorar a criatividade da criança;
● Incentivar na criança o uso da máquina;
● Despertar a curiosidade da criança;
● Estimular à reflexão, o raciocínio, a compreensão de conceito da máquina;
● Proporcionar a construção do conhecimento da informática;
● Estimular a pesquisa;
● Trabalhar com os propósitos educacionais, desenvolvendo a formação da criança;
● Exploração da máquina e seus componentes;
● Apresentar o computador como mediador entre a criança e professor;
● Trabalhar com ajuda do computador alguns conceitos explorados com a turma;
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A informática surgiu com o objetivo de ajudar o comércio, a indústria, principalmente a bélica, embora a informática tenha nascido para ajudar a indústria bélica para atender as necessidades das fábricas, hoje a informática evoluiu e foi aprimorada para outros setores da economia, e não deixou de fora a Educação.
Seu uso adequado oportuniza o desenvolvimento e a organização na construção do pensamento, bem como, desperta o interesse e a curiosidade das crianças, elementos fundamentais para a construção do conhecimento.
Incluir a criança no mundo da “inclusão digital”, hoje em dia é uma meta para todo processo educativo.
Para que a educação utilize a informática de maneira qualitativa é necessário que se articule quatro aspectos: o computador, o software, o professor e a criança, estes aspectos trazem benefícios na formação da criança.
O computador é uma ferramenta pedagógica para criar um ambiente interativo que proporcione ao aluno, investigar, levantar hipótese, pesquisar, criar e assim construir seu próprio conhecimento, possibilitando uma aprendizagem lúdica.
Dessa forma a criança irá utilizar o computador como uma ferramenta que contribui para o seu desenvolvimento no momento atual e futuro.
Sendo assim, a criança passa a desenvolver competências e habilidades, como ter autonomia, pensar, criar, aprender e pesquisar.
Os softwares devem oportunizar uma maior interação entre a criança e o ambiente de aprendizagem, ajudar no desenvolvimento e na organização do pensamento, bem como, despertar o interesse e a curiosidade das crianças aspectos fundamentais para a construção do conhecimento.
CRONOGRAMA E AÇÃO
O cronograma foi planejado para o 1º e 2º semestres, durante o percurso do projeto as avaliações feitas indicarão novas necessidades e adequações.
MÊS | CRONOGRAMA DOS AGRUPAMENTOS 3 B |
FEVEREIRO | · Reelaboração do projeto e cronograma; · N.E.T – informações sobre programas. |
MARÇO | · História: Como surgiu o computador; · Desenho da história; · Alguns combinados (livro de regras) para o uso adequado da máquina instalada em uma sala de aula; |
ABRIL | · Uso do data-show; · História MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA; · Slides dos animais. |
MAIO | · Pesquisa das partes do computador; |
JUNHO | · Jogo da memória das partes do computador; · Jogar junto com as crianças e ensinar as regras do jogo de memória; |
JULHO AGOSTO | · Inicio do uso do computador através de softwares educativo TUX PAINT. · Uso softwares educativo. |
SETEMBRO | · Uso softwares educativo. |
OUTUBRO | · Uso softwares educativo. |
NOVEMBRO | · Uso softwares educativo. |
DEZEMBRO | · Organização das fotos, trabalhos realizados pela criança. · Montagem de um vídeo. |
MÊS | CRONOGRAMA DOS AGRUPAMENTOS 3 B |
FEVEREIRO | · Reelaboração do projeto e cronograma; · N.E.T – informações sobre programas. |
MARÇO | · História: Como surgiu o computador; · Comentários da história; · Desenho da história; · Registro da fala de cada criança: Para que serve o computador? O que você já sabe fazer no computador? · Alguns combinados (livro de regras) para o uso adequado da máquina instalada em uma sala de aula; Apresentação e exploração do computador: o CPU, o teclado, o mouse, o monitor e caixa de som. |
MAIO | · Introdução ao programa Paint; · Trabalhando com as ferramentas do Paint ( uso do data-show); |
JUNHO | · Uso do computador junto com a criança. (Programa Paint) · Impressão dos trabalhos efeitos pela criança. |
JULHO | · Programa Paint. · Impressão dos trabalhos efeitos pela criança. |
AGOSTO | · Programa Paint. · Impressão dos trabalhos efeitos pela criança. |
SETEMBRO | · Programa Paint. · Impressão dos trabalhos efeitos pela criança. |
OUTUBRO | · Programa Paint. · Impressão dos trabalhos efeitos pela criança. |
NOVEMBRO | · Programa Paint. · Impressão dos trabalhos efeitos pela criança. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário