quinta-feira, 3 de março de 2011

leitura de fruição

LEITURA DE FRUIÇÃO -fonte Professores  Solidários - Regina Célia

Esse tipo de leitura é muito importante na alfabetização por que envolve narrativas da literatura infantil, quadrinhas,  contos de fadas, mitos, lendas, fábulas, poemas, parlendas, canções, sem desprezar outros gêneros literários como textos teatrais, humorísticos, satíricos, diários de viagem e folhetos de cordel.

O objetivo principal é levar o aluno a conferir novo sentido a realidade, liberar emoções e desenvolver o prazer e o gosto pela leitura, de modo que esta deva fluir livre e naturalmente.

Algumas sugestões são:
-não interferir na seleção da leitura;
-incentivar o comentário das obras;
-criar bibliotecas volantes, com livros diversos;
-proporcionar acesso a diferentes obras da literatura infantil e outros gêneros literários;
-trabalhar o ritmo, a sonoridades e a beleza dos poemas e textos.

Particularmente eu sempre fui e sempre serei insentivadora dessa leitura de fruição, porém não sabia que tinha esse nome.

A LEITURA COMO FONTE DE PRAZER

Para despertar nas crianças o gosto pela leitura é necessário que elas conheçam tudo o que podem adquirir através da leitura, o prazer e o conhecimento, o transportar-se para outros lugares...
O lugar mais indicado para que isso ocorra é a escola. O professor deve dar o exemplo, ler para seus alunos, incentivando-os a fazê-lo.
É através da prática da leitura e da escrita, que formaremos cidadãos capazes de expressar suas idéias e pensamentos, de forma coerente, conquistando assim, mais facilmente, seu lugar no mercado de trabalho.
PAULO FREIRE, numa entrevista na qual lhe perguntaram o significado da leitura, diz o seguinte: “eu vou ao texto carinhosamente. De modo geral simbolicamente , eu ponho uma cadeira e convido o autor, não importa qual, a travar um diálogo comigo.”
Paulo Freire, com seu jeito poético sintetiza a idéia de leitura por prazer. O sentido, nesta perspectiva, não é algo pronto, acabado no texto, mas é conferido pelo leitor que age, ou seja, põe vida no texto a ser lido. Assim quanto maior o número de experiências significativas com a leitura, maior desenvoltura o aluno vai adquirir no gosto e no prazer pela mesma

Nenhum comentário:

Postar um comentário