quinta-feira, 22 de setembro de 2011

resenha- avaliação

RESENHA

AVALIAÇÃO


A avaliação tem sido muito discutida nos dias atuais, pois é um momento muito importante no processo de ensino-aprendizagem e deve ser feita continuamente.
Para o processo de avaliação interessa a aprendizagem do aluno, portanto, ela deve ser diagnóstica no sentido de permitir a tomada de decisões em relação aos problemas diagnosticados para a melhoria da aprendizagem, deve ser inclusiva, permitindo a melhora do aluno e não sua exclusão, investigativa, intervindo no processo de ensino-aprendizagem de forma a ajudar o aluno a sanar suas deficiências na aprendizagem.
Muitas vezes, a escola diagnostica e utiliza instrumentos avaliativos que não permitem investigar até que ponto o trabalho pedagógico desenvolvido promoveu mudanças no processo de aprendizagem, muitos utilizam a avaliação como práticas punitivas e restritivas do processo de ensino-aprendizagem.
Muitas práticas devem ser revistas no processo avaliativo, o professor não deve ter somente um instrumento de avaliação, ele deve registrar as avaliações realizadas, cumprir o regimento escolar, atribuir notas referentes aos conteúdos estudados, descrever os critérios avaliativos, aplicar a 2ª chamada ao aluno que perde prova, deixar claro como se chega às notas dos alunos.
De acordo com a LDBEN 9394/96 a verificação do rendimento escolar deverá obedecer a alguns critérios como: avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, deve prevalecer os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e os resultados ao longo do período letivo sobre as provas finais.
O ECA estabelece alguns direitos ao educando, como: acesso e permanência na escola, ser respeitado pelos educadores e direito de contestar critérios avaliativos.
A Deliberação nº 007/99-CEE estabelece que a avaliação é um dos aspectos do processo de ensino-aprendizagem no qual o professor avalia seu trabalho, a aprendizagem do aluno, diagnostica seus resultados e atribui-lhes valor, esta deverá ser feita em vários momentos, em diferentes situações de aprendizagem, utilizando técnicas e instrumentos diversificados. O aluno não pode ter somente uma oportunidade de aferição de notas. Ela é parte integrante do processo de ensino-aprendizagem e está diretamente ligada aos objetivos do PTD de cada disciplina, série ou ciclo.
A recuperação de estudos deve ser proporcionada em momentos variados, ser diversificada e avaliativa, deve ser proporcionada a todos os alunos com dificuldades e com baixo rendimento escolar, respeitando a diversidade, necessidades e ritmos de aprendizagem diferenciados, deve acontecer durante todo o processo e constar no PTD, ser realizada paralela ao período letivo, para casos de baixo rendimento escolar. A 2ª chamada deve ser oportunizada aos alunos que perderam provas. Através da recuperação o aluno com aproveitamento insuficiente poderá dispor de condições que lhe possibilitem a apreensão dos conteúdos básicos.
O Regimento Escolar é o documento que normatiza o processo pedagógico nos estabelecimentos de ensino, é um documento baseado na legislação educacional vigente, de apoio administrativo ao PPP à proposta pedagógica, os processos avaliativos deverão constar no regimento escolar, os resultados da recuperação deverão incorporar-se aos das avaliações efetuadas durante o período letivo, os professores devem conhecer o regimento escolar e aplicar os critérios avaliativos de acordo com o que foi regimentado no sistema de avaliação da escola.
O conselho de classe propicia o debate sobre o processo de ensino e aprendizagem, é uma importante instância de reflexão-ação da escola, objetiva a aprendizagem de todos os alunos, as ações devem ser registradas nas atas, assim como notas e dificuldades de aprendizagem, identificando alunos e professores por nomes.
Os livros de registro de classe devem ser preenchidos corretamente, sem rasuras, ele é um documento no qual se registram todas as atividades do professor e serve como prova das atividades realizadas junto aos alunos, seu preenchimento correto garante os direitos do corpo docente e discente.
A Deliberação nº 07/99-CE e a instrução 03/006- DIE/SEED falam sobre como deve ser o registro no livro registro de classe, documento este oficial que traz informações pertinentes ao desenvolvimento do aluno e pode esclarecer dúvidas da comunidade escolar, garantindo assim a função social da escola.

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