quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O cotidiano escolar.

Buscar algo inovador que possa levar os educandos a adquirir o gosto pela leitura, a questionar mais, fazer experiências, enfim a despertar seus interesses pode-se fazer uso da teoria da aprendizagem significativa de Ausebel, pois ela trata a educação de maneira bem ampla. De início a escola deve deixar o currículo mais flexível permitindo que se trabalhe com temas transversais que estejam conectados com o cotidiano das crianças. Acho que seria muito interessante trabalhar com projetos que envolvessem não só o aluno, mas também sua família ou pessoas da comunidade e os temas dos mesmos fossem atuais e sugeridos pelos alunos.
A partir de situações concretas o professor deve criar atividades significativas, situações problemas e se colocar como mediador para que os educandos construam seus conhecimentos, assim formaremos alunos mais atuantes do que passivos. Deve-se também considerar sempre a afetividade do aluno, o professor tem que estar em sintonia com seus educandos, tem que existir afeto, ética e a harmonia. Este é um detalhe muito importante que às vezes escapa de alguns educadores, pois o que mais temos em sala de aula são alunos afetivamente carentes que merecem a nossa atenção.
Hoje em dia o professor deve ser dinâmico, inovador, criativo para surpreender seus educandos sempre. As atividades devem deixar de ser monótonas, cansativas e passar a ser divertidas. O uso de um simples acessório como um chapéu ou o uso de recursos tecnológicos podem fazer do ato de ensinar e aprender um desfio estimulante.
A aprendizagem significativa pode promover mudanças reais no comportamento dos nossos alunos, mas para que isto ocorra é preciso primeiro que haja uma mudança na maneira de pensar dos pedagogos e a partir de então mudem suas atitudes, pois como diz um conhecido ditado “As palavras educam, mas os exemplos arrastam.” Acredito que só assim construiremos uma escola mais justa, mais humana, acolhedora e igualitária na qual nossas crianças poderão se apoiar para se tornar cidadãos mais atuantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário