quinta-feira, 29 de setembro de 2011

REFLETIR

Ato de refletir
Para Paulo Freire a reflexão é o movimento realizado entre o fazer e o pensar, entre o pensar e fazer, ou seja, no “pensar para o fazer” e no “pensar sobre o fazer”. Nesta direção, a reflexão surge da curiosidade sobre a prática docente. Essa curiosidade inicialmente é ingênua.No entanto com o exercício constante, a curiosidade vai se transformando em crítica. Desta forma, a reflexão crítica permanente deve constituir-se como orientação prioritária para a formação continuada dos professores que buscam a transformação através da sua prática educativa.
Para Dewey a reflexão tem uma função instrumental, origina-se no confronto com situações problemáticas, e sua finalidade é prover o professor de meios mais adequados de comportamento para enfrentar essas situações. A reflexão é estabelecida em cinco etapas.Pode-se acrescentar que a reflexão é o discernimento da relação entre o que tentamos fazer e o que acontece como consequência.
Para Schön reflexão é refletir sobre a ação examinando refleximante o que aconteceu e tentando descobrir como nossa ação pode ter contribuído para o resultado, ou refletir no meio da ação,sem interrompê-la, chamando esse processo de reflexão-na-ação. A reflexão permite fornecer ao professor informação correta e autêntica sobre sua ação e as conseqüências desta.
Os três autores deixam claro nas suas definições que o processo reflexivo deve fazer parte do cotidiano do professor , ir de encontro as situações problemáticas buscando novas mudanças para transformar o processo ensino-aprendizagem.

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