quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PSICOLOGIA E PEDAGOGIA

A princípio sabemos que a Psicologia era uma ciência que não estava atrelada a Pedagogia, pois tinham interesses opostos já que a Escola Tradicional via o aluno como o mal (pecado original) que deveria apenas se espelhar no adulto para aprimorar seu desenvolvimento humano, portanto não haveria nenhum outro desenvolvimento.Mas com o surgimento da Escola Nova as idéias de Sigmund Freud se tornam de relevante importância para os pedagogos , pois permitiu que a educação fosse vista a partir de bases científicas. É a partir de tal fato que se tornaram cúmplices na área educacional.
A Escola Nova precisava compreender o desenvolvimento infantil e as crianças apresentavam diferentes desempenhos.Os Pedagogos recorreram então aos Psicólogos para buscar respostas e eventuais soluções para tais questões. Isto se deu no início do século XX , conhecido também como século da criança,período no qual houve um crescimento muito grande na educação que passou a ser vista como responsável pelo desenvolvimento da sociedade, ou seja a educação se torna mais ampla e com um peso político maior.Era preciso transformar, rever os conceitos e aprimorá-los à fim de que melhorasse o desenvolvimento das crianças .
A escola deixa o seu olhar disciplinador, punitivo e passa a olhar seus educandos sob a ótica do saber , da construção do conhecimento e do desenvolvimento do conhecimento.O professor educador muda sua postura , criando situações que favoreçam o aprendizado do aluno e para que isto acontecesse o professor busca na Psicologia conhecimentos sobre o desenvolvimento da criança para melhor adequar seus métodos educacionais.
A Psicologia foi muito útil, pois forneceu instrumento como os testes da inteligência e de aptidão e as clínicas passaram a atender as crianças com dificuldade de aprendizagem, mas por outro lado acabou definindo a educação como o desenvolvimento das potencialidades dos indivíduos, desvinculando-os da sociedade. Com isto o aluno que possuía alguma dificuldade de aprendizagem de vítima passa a ser réu, pois a Psicologia tira a culpa da escola, dos seus parcos recursos, do autoritarismo, da manipulação da classe dominante, não há interesse real em conhecer os métodos de ensino aplicados pelo professor, nem conhecer a realidade da família da criança assim é mais fácil jogar a culpa no mais fraco.E para garantir tudo isto a Psicologia formula teorias e estudos sobre o relacionamento de escolaXpaisXprofessoresXalunos.
É necessário que a Psicologia perca sua cumplicidade com a Pedagogia e supere a idéia de que todos os indivíduos se desenvolvem de forma igual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário