segunda-feira, 11 de julho de 2011

*Os Paradigmas da Educação
Como toda ação humana, a ação educativa necessita, dessa
forma, tematizar, isto é, erigir em explícita questão de reflexão e
discussão, os paradigmas recônditos e, por isso, necessitados de
reexame, como base do esclarecimento e da praxis política, vale
dizer, gerada e articulada em ampla publicidade crítica.
Reconstruir a educação que responda às exigências dos tempos
atuais não significa o abandono do passado, o esquecimento da
tradição, mas uma releitura dela à luz do presente que temos e do
futuro que queremos, uma hermenêutica que parta do pressuposto
de que nenhuma tradição se esgota em si mesma, bem como
nenhuma é dona original de seu próprio sentido. Requer a dialética
da história que se superem os caminhos andados, mas refazendoos.
Reconstruir não significa ignorar o passado que, na cultura e
em cada homem, continua presente e ativo, vivo e operante, mas
impõe que nele penetrem e atuem novas formas que o transformem
e o introduzam na novidade de outro momento histórico e outros
lugares sociais.

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